A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA!




Embora ainda vivamos em uma sociedade com muitos preconceitos em relação aos cuidados de saúde mental, o fato é que esta é uma questão fundamental na vida de todos e deve ser cuidada e observada como qualquer outro aspecto da saúde para prevenir e eliminar o estigma. A terapia pode ser uma ferramenta importante em diferentes áreas da vida, ajudando na autocompreensão, no relacionamento com familiares, amigos, parceiros e na visão de mundo.

Além de olhar para si e perceber que há uma mudança necessária que na correria do dia a dia não enxergamos, a terapia nos possibilita benefícios, sendo alguns deles autoconhecimento, autoconfiança, lidar com medos e sentimentos.

5 Razões para fazer terapia;

1. Autoconhecimento, Melhorar a Autoconfiança e Desenvolvimento pessoal

A terapia proporciona uma oportunidade única de autoexploração e autoconhecimento. Ao trabalhar com um profissional qualificado, os indivíduos podem compreender melhor suas emoções, padrões de pensamento e comportamento. Por meio dessa consciência, torna-se possível identificar aspectos que precisam ser aprimorados ou transformados, gerados em um desenvolvimento pessoal mais significativo.

Para amenizar essas sensações e aumentar a confiança, o processo terapêutico entra como um trabalho que envolve diversos fatores para transformar os sentimentos negativos em positivos.

2. Gerenciamento de Emoções, Estresse, Superar Traumas e Experiências Dolorosas 

O cotidiano muitas vezes pode ser fonte de estresse e ansiedade. A terapia oferece técnicas eficazes para o gerenciamento das emoções e do estresse. Através do aprendizado de habilidades de enfrentamento e da compreensão das origens dessas emoções, os indivíduos podem encontrar meios mais saudáveis ​​de lidar com os desafios diários, aumentando sua resiliência emocional.

Traumas passados ​​podem ter um impacto significativo na vida de uma pessoa, afetando sua saúde mental e emocional. A terapia oferece um ambiente estimulado para processar essas experiências dolorosas, proporcionando a cicatrização emocional e a superação dos efeitos negativos do trauma. Com o apoio adequado, é possível retomar a vida com mais força e resiliência.

3. Conviver com o Medo

O medo do novo pode levar muitas pessoas a terem uma certa dificuldade de se adaptarem à novas situações. Uma mudança de cidade ou trabalho pode gerar grandes inseguranças, que são capazes de se transformarem em angústias, ansiedades e sofrimento.

Inteligência e maturidade emocional são consequências positivas que algumas sessões de terapia podem trazer para uma pessoa. Alguém que convive com muitos medos e não sabe bem como lidar com situações do passado pode sofrer com isso, talvez sem se conscientizar.

Bevilaqua complementa que “O medo pode ser utilizado para sermos mais cautelosos, porém a medida que ele limite a qualidade de vida de uma pessoa podemos ter um adoecimento. É fundamental podermos nos aproximar deste limitador e pensarmos: qual o papel que ele ocupa na minha vida? Para então podermos saber como mudar.”

4. Livrar-se de Dependências

Um dos motivos mais importantes para justificar o porquê de fazer terapia são os transtornos mentais, como muitas pessoas já conhecem. A terapia é altamente indicada para tratar tipos diversos de patologias clínicas, como a dependência química, depressão ou esquizofrenia. A prática auxilia na recuperação desse tipo de sofrimento mental permanente ou temporário. Muitas vezes, os psicólogos, responsáveis pelas interações terapêuticas, trabalham em conjunto com psiquiatras que podem receitar medicamentos se for necessário.

5. Melhora nos Relacionamentos e Lidar com os Sentimentos

Os relacionamentos são fundamentais para o bem-estar emocional de uma pessoa. A terapia proporciona um espaço seguro para explorar questões interpessoais, ensinando habilidades de comunicação e empatia. Ao compreender melhor a si mesmo e aos outros, os indivíduos podem estabelecer relações mais saudáveis ​​e fortes, seja no âmbito familiar, amoroso ou profissional.

Ocasiões que têm relação com o luto e com separações, por exemplo, são bastante delicadas pelo fato de deixarem marcas emocionais em alguém que vivenciou alguma delas. Perder uma pessoa querida ou se separar de alguém após muitos anos é geralmente muito doloroso.

Muitas pessoas não conseguem superar esse momento de suas vidas sozinhas. Logo, um profissional terapêutico pode ajudá-las a seguir com suas vidas e com as mudanças que virão a surgir. Uma mágoa pode surgir após muito tempo por conta de um fato que ocorreu anos atrás. Isso pode abalar a vida dessa pessoa, que ao fazer terapia aprenderá a conviver com a sua própria história e ainda poderá aproveitar novas possibilidades que surgirem.

Não é preciso ter um motivo bem definido para fazer terapia. Se alguém deseja se relacionar melhor consigo mesmo ou com outras pessoas, isso já é motivo suficiente para fazê-la. Muitas pessoas são inseguras em certas áreas da vida, outras são tímidas e carregam um sentimento de culpa sem motivo aparente.

Com a terapia, essas pessoas conseguem se tornar conscientes de que o aprendizado é constante em relação à autoaceitação, auto crescimento e ao desenvolvimento geral como ser humano.

Ainda segundo a psicóloga Danielle Bevilaqua, “a psicologia tem um nicho que estuda as habilidades sociais. Podemos ver claramente quais são as habilidades aprendidas, como falar, andar e correr e quais podemos treinar para que possam nos apoiar em relações mais saudáveis. Chamamos de Treinamento de Habilidades Sociais, atrelado ao processo de psicoterapia, sempre que se faz necessário utilizo este recurso com meus pacientes”.


Entre em contato com uma profissional capacitada e marque a sua consulta, cuide de você!

Marque sua consulta!









Comentários

Postagens mais visitadas